Maestro e Tutores

Maestro

Augusto Pacheco

Licenciado na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto na classe do Prof. José Pina.

Premier Prix no Conservatoire National de Région d’Aubervilliers – La Courneuve/Paris na classe do Prof. Alberto Ponce, com o mesmo professor estudou ainda na École Normale de Musique de Paris.

Estudou Música de Câmara Antiga no Conservatoire Municipal Claude Debussy com o Prof. Ilton Wjunisky, participando na apresentação da ópera Dido e Eneias de H. Purcell. É Mestre (performance) pela Universidade de Aveiro, com a dissertação “A obra para guitarra de Fernando Lopes-Graça”. Na sequência deste trabalho gravou a integral da música de câmara com guitarra de Fernando Lopes-Graça – CD: Dedilhando Graça (2013). É Doutor (performance) pela Universidade de Aveiro, com a dissertação “Alberto Ponce – «La musique avant tout» – sonoridade e digitações”.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento orientados pelos professores Robert Brightmore, Leo Brouwer, Abel Carlevaro, Jozef Zsapka, Betho Davezac, David Russel e Roland Dyens. Apresenta-se regularmente, a solo e com diversas formações de música de câmara, nos mais importantes festivais em Portugal, tocou ainda em Espanha, Itália, França, Suíça, Suécia e Rússia.

Em 2019 gravou o CD a solo Porto Poente. Tocou a solo com as orquestras Nacional do Porto, Clássica da Madeira, Esproarte, Filarmonia das Beiras, Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e a Orquestra Russa Silver Strings. Foi ainda solista no II Estágio de Cordas Dedilhadas da Cidade de Braga, tendo como maestro Leo Brouwer e estreando, em Portugal, o concerto para duas guitarras e orquestra de guitarras – Concierto de Tricastin de Leo Brouwer. Foi premiado em concursos internacionais. É membro de vários grupos de música de câmara – Duo Pourquoi Pas – CD: Pourquoi Pas (2007) e Lux (2019), Quarteto de Guitarras Parnaso – CD: Cinco Zecas (2024), Trio Sons Portucalenses e Duo Soledade.

Fundou e dirigiu a Orquestra de Guitarras da Academia de Música de Vilar do Paraíso. Com esta Orquestra participou no Festival Europeu de Música para Jovens de Neerpelt – 1º Prémio Cum Laúde (2002, 2011 e 2015); 1º Prémio nos concursos de Orquestras de Guitarras – Gofi Contest em Bad Neuheim-Frankfurt (2006) e Concurso Internacional Cidade de Fundão (2015). Apresentou-se em S. Petersburgo (2004), Paris (2005) e (2024), Euro Jugendmusik Festival Offenburg (2009) e Nova York – Carnegie Hall (2016). A Orquestra gravou quatro CD: Cordas Soltas (2001), Comntrastes (2003), Plaisir (2005) e 20 anos Orquestra de Guitarras (2017).

Dirigiu a Orquestra de Plectro do Porto e a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins. É docente no Conservatório de Música do Porto, no Fórum Cultural de Gulpilhares e na Escola Profissional de Espinho.

Tutor 1ºs Bandolins

Jordi Sanz

Concluiu os estudos superiores no Conservatório Superior de Música de Múrcia com o professor Luís Giménez Corbalán. Posteriormente, obteve o Diploma Superior em Bandolim no Conservatório de Esch-sur-Alzette (Luxemburgo), com o professor Juan Carlos Muñoz. É mestre em Investigação Musical pela Universidade Internacional de Valência.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com os professores Pedro Chamorro, Caridad Simón, Mari Fe Pavón, Alla Tolkacheva e Marga Wilden-Hüsgen. Participou em quatro edições da European Guitar and Mandolin Youth Orchestra, trabalhando com professores como Ugo Orlandi, Caterina Lichtenberg, Olga Dubowskaja e Annemie Hermans, e com os maestros Pedro Chamorro, Marco Ludemann e Vlado Sunko.

Atuou com diversas formações, dentro e fora de Espanha, entre as quais o Ensemble à Plectre de Esch-sur-Alzette (Luxemburgo), a Orquestra Simfònica de Castelló, a Orquestra da Comunidade Valenciana, a Orquestra Roberto Grandío — da qual é atualmente concertino —, a Orquestra Europeia Il Forum Musicale (Luxemburgo), a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (Portugal), a Orquestra de Valência e a Banda Municipal de Barcelona, entre outras. Colaborou ainda com várias formações e artistas valencianos, realizando concertos em Portugal, Luxemburgo, Alemanha, Espanha, França, Grécia, Croácia, Chéquia, entre outros países.

Foi contratado como músico convidado pela Orquestra Sinfónica do Porto (Portugal) e pela Orquestra Contemporânea do Porto (Remix). Colaborou igualmente com a Orquestra da Comunidade Valenciana como músico de reforço em produções de ópera, bailado e concertos sinfónicos.

Participou em numerosos projetos discográficos, nomeadamente com a European Guitar and Mandolin Youth Orchestra, a Orquestra Il Forum Musicale (Luxemburgo), o Ensemble à Plectre de Esch-sur-Alzette (Luxemburgo), a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (Portugal), Pau Chafer e a Bratislava Symphony Orchestra, bem como com diversos grupos e artistas valencianos.

O seu primeiro trabalho discográfico, dedicado à figura de D. Félix de Santos, foi distinguido com o prémio de Melhor Disco na categoria de Recuperação do Património Musical, nos Prémios Carles Santos da Música Valenciana. O segundo álbum, Romántico, foi nomeado para os mesmos prémios na categoria de Melhor Disco de Música Clássica. Com o seu terceiro e mais recente trabalho, concluiu a gravação da totalidade da obra do compositor vallisoletano.

Tutor 2ºs Bandolins

Hugo Vieira Melo

Hugo Vieira Melo começou os seus estudos de bandolim na escola de música da Associação Cultural de Plectro com a professora Patrícia Andrade. Em 2016 ingressou na classe do professor António Vieira, no Conservatório de Música do Porto, onde permaneceu até ao término do seu 8º grau, onde obteve 20 valores na sua Prova de Aptidão Artística. De seguida, ingressou na classe do mesmo professor na Universidade de Aveiro, onde completou a sua Licenciatura em Música com um recital em que obteve nota de 20 valores. Atualmente está a realizar o Mestrado em Ensino de Música, na universidade de Aveiro.

Durante o seu percurso teve a oportunidade de trabalhar e realizar masterclasses com grandes nomes do mundo do bandolim tais como: Daniel Ahlert, Fernando Bustamante, Yasunobu Inoue, Vincent Beer-Demander, Annika Hinsche, Juan Carlos Muñoz e Hamilton de Holanda. Já teve a oportunidade de colaborar com a Orquestra Filarmonia das Beiras e com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Remix Ensemble Casa da Música e Orquestra Gulbenkian. Atualmente, é membro efetivo da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, onde tem a função de chefe de naipe dos 2ºs Bandolins, e faz parte do CordHA Ensemble, duo que criou com o guitarrista José Araújo.

Desde 2025 que é Professor de Bandolim no Conservatório de Música do Porto, Conservatório de Música da Maia e Conservatório Música de Gondomar.

Tutor Bandolas

David Rodrigues

Doutorando em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra; Mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro na vertente de Instrumento – Bandolim; Mestre em Ensino de Música pela Universidade do Minho na vertente de Ciências Musicais; Licenciado em Música pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

É professor de História da Cultura e das Artes e Bandolim no Conservatório de Vila Real – Comendador Manuel Correia Botelho e professor de Bandolim na Escola de Música da Associação QUICNTOPIMPERIO (Quinto Império); Diretor da Associação QUICNTOPIMPERIO; Músico no duo Forma de Pera, no trio Che ChaBón, na Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e na formação de Solistas da mesma orquestra.

É coautor do projeto Identidades Sonoras de Lamego; coorganizador das Jornadas da Musicologia do Conservatório de Vila Real – Comendador Manuel Correia Botelho; programador do projeto “INSPIRA” (programação e produção de concertos no Douro – 2021) e do Ciclo de órgãos do Douro; coorganizador e tutor nos Encontros Nacionais de Bandolim e Guitarra; autor do artigo Uma Nova Nova Música na revista espanhola Alzapúa (2026).

Estudou bandolim com o Professor António de Sousa Vieira e realizou masterclasses com nomes como Juan Carlos Muñoz, Annika Hinsche, Fernando Bustamante, Vincent Beer – Demander ou Yasunobu Inoue. Ministrou masterclasses na Escola de Música de Esposende, no Conservatório de Música do Porto e no Conservatório – Escola das Artes da Madeira; dirigiu estágios de orquestra em Esposende, Lamego, Vila Real, Coimbra e Bragança.

Destaca-se do percurso artístico os concertos com a Orquestra Portuguesa de Guitarras Bandolins com Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Vincent Beer – Demander, Jacob Reuven Cuca Roseta, Tiago Nacarato, Anabela e Ricardo Ribeiro e a gravação em CD da obra integral para esta formação de Fernando C. Lapa, de Francesco Civitareale e do projeto Nova Música; os concertos com o duo Em Forma de Pera no Festival Internacional de Órgão de Braga, no Festival Internacional de Órgão de Évora, no XVII West Coast – Festival de Música Antiga de Oeiras, no Teatro Ribeiro Conceição (Lamego), no ciclo de música antiga In Musica (Palácio de Mafra) e no Festival Barroco a Norte na Ilha da Madeira.

Salienta-se, ainda, a participação na EGMYO 2021 (European Guitar and Mandolin Youth Orchestra); enquanto solista, o concerto no ciclo “ConTrasto” com a Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho, “O Sole Mio – Napolitanas” com a Camerata Lírica de España e os concertos com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música com programas de Sergei Prokofiev, Frank Zappa, Bernd Alois Zimmermann, Chaplin e Gustav Mahler, sob a direção de Maestros como Adrian Prabava, Olari Elts, Sylvain Cambreling, Timothy Brock e Stefan Blunier.

Apresentou-se em concertos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Reino Unido e Brasil.

Tutor 1ªs Guitarras

Ricardo Cerqueira

Guitarrista e professor de guitarra na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Iniciou os seus estudos musicais com cinco anos de idade no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Nesta escola começa, aos nove anos, a estudar guitarra com o professor Carlos Meireles, concluindo sob sua orientação o Curso Secundário de guitarra. Realizou a licenciatura em guitarra na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto – Instituto Politécnico do Porto, onde recebe aulas de guitarra e música de câmara do professor José Pina, e ainda dos professores Ana Mafalda Castro, Artur Caldeira e Hugo Sanches. Foi distinguido com o prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida por concluir a licenciatura com a mais elevada classificação. Foi orientado por Ricardo Gallén na Escuela Luthier d’Arts Musicals em Barcelona e no “I Mestrado em Guitarra e Interpretação Musical” na Universidade da Extremadura em Cáceres, onde obtem elevadas classificações nos exames finais às disciplinas de Estilo e Interpretação e de Baixo Contínuo.

Participou em Masterclasses com grandes mestres como Betho Davezac, Alberto Ponce, Juan Carlos Rivera, José Pina, Paulo Vaz de Carvalho, Aldo Rodríguez, Margarita Escarpa, Carles Trepat, Carlo Marchione, Marco Socías, Alex Garrobé, Dejan Ivanovic, Ricardo Gallén, Joaquín Clerch e Léo Brouwer.

Como professor de guitarra e de música de câmara lecionou em várias escolas do Ensino Artístico Especializado da Música e no Ensino Superior, podendo-se destacar o Conservatório de Música do Porto ou o Conservatório de Guimarães. Na sua atividade pedagógica inclui-se também o envolvimento na organização e dinamização de vários eventos, nomeadamente: “Semana da Guitarra” do Conservatório de Música do Porto, “Ciclos de Guitarra de Guimarães”, “Festival de Guitarra de Braga”. É autor do artigo “The specialised artistic education in Portugal”, que integra o Capítulo “The Guitar in the Educational System” do livro “The Classical Guitar in Spain, Portugal, Italy & Germany. A General Approach to Its History” (Ed. Damián Martín-Gil), publicado em 2023 pelo Instituto Nacional de Artes Escénicas y Música (Espanha).

É convidado para a realização de Masterclasses e Workshops temáticos em várias escolas do país, e para integrar o júri de concursos nacionais e internacionais de guitarra, realizados em Portugal e em Espanha.

Apresenta-se regularmente em público, a solo ou integrando diversos grupos de câmara e orquestrais, tendo tocado em vários locais de Portugal, Espanha e França, nomeadamente sob a direção dos Maestros Leo Brouwer, Piero Bellugi, Charles Roussin e Rui Gama, em duo com a soprano Maria João Matos, em duos com os guitarristas Vincent Maurice, Vítor Gandarela e Mário Carreira, em duo com o violinista Edmundo Pires, e como solista ou concertino da Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho. Gravou as obras premiadas das duas edições do Concurso de Composição Hispano-Luso para Guitarra Clássica “Cidade de Badajoz”, em colaboração com Júlio Guerreiro (Lisboa) e Eduardo Inestal (Salamanca / Dusseldörf).

Apaixonado pela Música, pela Educação e pela Democracia, envolve-se em ativismos cívicos, sindicais e políticos, com o empenho de quem acredita convictamente num futuro mais respeitador dos Direitos Humanos.

Tutor 2ªs Guitarras

Maria Beatriz Oliveira

Maria Beatriz Oliveira é uma das guitarristas mais proeminentes da sua geração, destacando-se pela sua versatilidade e expressividade musical. Em 2025 lançou o seu primeiro disco ODE, financiado pela Fundação GDA e apoiado pela Antena 2, com obras compostas por compositoras portuguesas. Tem-se apresentado regularmente em concerto por todo o país e, atualmente, é candidata ao Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro.

Em 2020, concluiu a Licenciatura em Performance – Guitarra Clássica, sob a orientação do professor Pedro Rodrigues. Posteriormente, em 2022, finalizou o Mestrado em Ensino da Música na mesma instituição.

Iniciou os seus estudos em Guitarra Clássica em 2005, tendo ingressado no Conservatório Regional de Setúbal em 2008, na classe da professora Filipa Pinto Ribeiro. Durante a sua formação, foi convidada a integrar projetos como o Grupo de Música Contemporânea e a Orquestra de Guitarras, assumindo frequentemente o papel de solista.

O seu percurso artístico inclui a estreia de obras de compositores como Clotilde Rosa, Jorge Peixinho, António Laertes e Inês Madeira Lopes. Mais recentemente, protagonizou a estreia mundial do Concerto N.º 1 para Guitarra e Orquestra, do compositor Rauhit Krishnan, atuando como solista com a Banda Sinfónica da PSP.

Apresentou-se a solo e em formações de música de câmara em algumas das mais prestigiadas salas nacionais, incluindo o Centro Cultural de Belém (Lisboa), o Centro de Artes de Ovar, o Fórum Luísa Todi (Setúbal), o Auditório Municipal António Chainho (Santiago do Cacém), o Cineteatro Alba (Albergaria-a-Velha), o Pavilhão Multiusos de Gondomar e a Casa das Artes (Porto), entre outros. Faz parte do Quarteto Hera, um quarteto de guitarras feminino, e colabora frequentemente com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.

Ao longo do seu percurso, aprofundou os seus conhecimentos através de masterclasses com guitarristas de renome internacional, como Martha Masters, Helen Sanderson, Thomas Viloteau, Jonathan Leathwood, Dejan Ivanovic, Zoran Dukic, Daniel Wolff, Juan Almada, Redmon O’Toole, Paulo Vaz de Carvalho, Miguel Carvalhinho e Francisco Morais Franco.