Tutor bandolas
josé leal
José Leal é bandolinista e professor de bandolim, atualmente a concluir a Licenciatura em Música – variante de Bandolim Performance, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde estuda desde 2019 sob a orientação do professor António Vieira. Paralelamente, desenvolve uma atividade artística e pedagógica ativa e diversificada, que reflete a sua dedicação ao instrumento e à música de conjunto.
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, onde frequentou o Curso Secundário de Música (2016–2019), tendo sido orientado também por António Vieira. Desde cedo se destacou como intérprete, tendo conquistado vários prémios, nomeadamente o 1.º Prémio Nacional em Música de Câmara no 4.º Concurso Internacional de Acordeão “Alcobaça 2018”, com o duo Mandoneon, e o 1.º Prémio (ex aequo) nas categorias de cordas dedilhadas nos concursos internos do Conservatório do Porto em 2017 e 2019.
Como intérprete, apresentou-se em diversos contextos: a solo, em música de câmara e em agrupamentos orquestrais. Participou em masterclasses com prestigiados músicos internacionais como Juan Carlos Muñoz (2024), Vincent Beer-Demander (2018 e 2023), Yasunobu Inoue (2019), Daniel Ahlert (2016) e Fernando Bustamante, entre outros. Em 2021, integrou a European Guitar and Mandolin Youth Orchestra (EGMYO), participando no Mandol’in Marseille Festival, em França. A nível nacional, colaborou com agrupamentos como a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), da qual é músico efetivo desde 2021, participando em várias temporadas regulares e em projetos sinfónicos e corais, como Feste Romane de Respighi (Casa da Música, 2022) e Folias e Polifonias de Fernando Lapa (2019).
Em contexto académico, realizou recitais de fim de curso no Conservatório do Porto (2019) e na Universidade de Aveiro (2023). Integrou também projetos como a ópera Ninguém e Todo-o-Mundo de Daniel Moreira (2019), em colaboração com o Ensemble MPMP e o Coro Complementar do Conservatório do Porto.
Enquanto docente, iniciou a sua experiência pedagógica com atividades de demonstração e monitoria, como no Encontro Nacional de Bandolim e Guitarra (2022) e numa aula de iniciação no Conservatório de Música da Maia (2023). Atualmente, leciona bandolim no Conservatório de Música de Coimbra e na Academia de Música de Viana do Castelo, onde trabalha com alunos de diferentes níveis, promovendo o desenvolvimento técnico e expressivo do instrumento.
A sua atividade artística está também documentada em gravações discográficas, nomeadamente no álbum Canções do outro lado da rua (2022), com obras de Fernando C. Lapa interpretadas pela OPGB.