4º ENBG

Maestro

João Pedro Fernandes

Natural de Almada, fez o curso de clarinete no Conservatório de Lisboa na classe do professor Jaime Carriço. Em 1996 licenciou-se na Universidade de Aveiro em Ensino de Música (área específica de clarinete), sob orientação dos profs. António Saiote e Luís Silva. Foi fundador do grupo de música de câmara OPUS 3, com o qual deu recitais em várias cidades portuguesas. A partir de 1997 dedicou-se também à Direção Coral, Técnica Vocal e Direção Orquestral. Estudou com o maestro Jean Sebastian Berreau Direção Orquestral no Conservatório Nacional da Região de Lille – França. Integrou o Vocal Ensemble, grupo de música antiga da Universidade de Aveiro. Foi Maestro de vários Orfeões e Coros bem como, lecionou em várias Escolas do Ensino Artístico. É professor de Classes de Conjunto – Coro e Orquestra de Cordas – no Conservatório de Música do Porto. Dirige como Maestro convidado a Orquestra Prescrição Musical. 

Solistas

Anabela Araújo

Natural de Penafiel, iniciou os seus estudos musicais na Banda Musical de Rio de Moinhos e na Academia de Música de Castelo de Paiva. Em 2000 e durante 4 anos consecutivos foi premiada no concurso “Olimpíadas Musicais”, tendo obtido três 1.º prémios e um 2.º.

Na Escola Superior de Música de Lisboa concluiu a licenciatura e o mestrado (saxofone) com José Massarrão. É também licenciada em Educação Musical pela ESEP.

Aprendeu e contactou com alguns saxofonistas de renome como Mario Marzi, Henk Van Twillert, António Felipe Belijar, Jean-Yves Fourmeau, Ottis Murphy, Albert Julià e Carl-Emmanuel Fisbach.

Colaborou com a Orquestra do Algarve, Orquestra Sinfonietta, Orquestra Sinfónica Portuguesa do TNSC, sendo possível trabalhar com maestros de relevo como Joana Carneiro, António Pirolli, Domenico Longo, Timothy Brook e João Paulo Santos.

Atualmente exerce funções em escolas de música na área metropolitana do Porto, destacando-se o Conservatório de Música do Porto.

Manuel Moura

Iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica de Crestuma. 
Estudou no Conservatório de Música do Porto e na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto com os professores Moreira Jorge, Luís Silva e António Saiote. Posteriormente fez o Curso de Profissionalização em Serviço pela Universidade Aberta. 

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com os clarinetistas: Howard Klug, António Saiote, Paul Meyer, Philippe Cuper, Guy Deplus, Yehuda Gilad, Michel Arrignon, Fabrizio Meloni e Alain Damiens. 

Integrou a Orquestra Invicta de Clarinetes e a Orquestra Portuguesa das Escolas de Música. Colaborou com a Orquestra Sinfonieta, Orquestra “Salão Jardim” do Coliseu do Porto, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra de Câmara de Braga, Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Pedroso, Orquestra do Norte, Filarmonia de Gaia e Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim. 

Na área do teatro musical, foi clarinetista do espetáculo “Um Violino no Telhado” de Filipe Lá Féria, e para o cinema, integrou as gravações da banda sonora do filme “A Mãe é que Sabe” de Nuno Rocha. 

Leccionou na Academia de Música de Guimarães, Academia de Música de Espinho, Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, Escola de Música da Póvoa de Varzim, Fórum Cultural de Gulpilhares e Fundação Conservatório Regional de Gaia. 

Atualmente colabora com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), é professor de clarinete na Academia de Música de Vilar do Paraíso e no Conservatório de Música do Porto. 

Tutores

David Rodrigues | 1ºs Bandolins

David Rodrigues é doutorando em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra; Mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro na vertente de instrumento – Bandolim; Mestre em Ensino de Música pela Universidade do Minho na vertente de Ciências Musicais; Licenciado em Música pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. É professor de História da Cultura e das Artes e Bandolim no Conservatório Regional da Música de Vila Real e professor de bandolim no Conservatório de Música de Coimbra, Conservatório de Música do Porto e na Escola de Música da Associação QUICNTOPIMPERIO (Quinto Império); é Diretor da Associação QUICNTOPIMPERIO; é Músico no duo Forma de Pera; no trio Che ChaBón, na Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e na formação de Solistas da mesma orquestra.

É coautor do projeto Identidades Sonoras de Lamego; coorganizador das Jornadas da Musicologia do Conservatório Regional de Música de Vila Real; programador do projeto “INSPIRA” (programação e produção de concertos no Douro – 2021), coorganizador e tutor nos Encontros Nacionais de Bandolim e Guitarra. Estudou bandolim com o Professor António de Sousa Vieira e realizou Masterclasses com nomes como Annika Hinsche, Fernando Bustamante, Vincent Beer – Demander ou Yasunobu Inoue. Destaca-se, no percurso artístico, a participação na EGMYO 2021 (European Guitar and Mandolin Youth Orchestra); a gravação do CD “Fernando C. Lapa | Canções do outro lado da rua | OPGB Integral para orquestra de guitarras e bandolins”; a participação enquanto solista no ciclo “ConTrasto”, com a Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho; o concerto “O Sole Mio – Napolitanas” com a “Camerata Lírica de España”; os concertos com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica e Luxemburgo; e os concertos com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música com programas de Sergei Prokofiev, Frank Zappa, Bernd Alois Zimmermann e Gustav Mahler, sob a direção de Maestros como Adrian Prabava, Olari Elts, Sylvain Cambreling e Stefan Blunier.

Teresa Leão | 2ºs Bandolins

Teresa Leão descobre o bandolim em 1987, ao ingressar as aulas de  Nelson Vasconcelos, que orientava a Tuna de bandolins de Câmara de Lobos. Mais tarde prossegue estudos no Conservatório de Música da Madeira, onde aprende violino com a professora Helena Kononenko. Em 2016 conclui a formação em bandolim pelo Conservatório de Música de Coimbra, sob a orientação do professor Flávio Pinho.

É Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação – IPS e Licenciada em Educação Musical pelo Instituto Superior de Ciências Educativas.

Frequenta o Mestrado em performance – Bandolim na Universidade de Aveiro, com o professor António Vieira.

Na sua carreira musical teve a oportunidade participar em diversos projetos musicais, tais como Encontros da Eira, C’azoada, Dolcemente, Ilevados da Breca e Eça de Saias. Desde 2022 que colabora com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.

Desde 1997 que se dedica ao ensino do bandolim, onde é professora e diretora artística da Orquestra de guitarras e bandolins do Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira.

José Leal | Bandolas

José Leal é bandolinista e professor de bandolim, atualmente a concluir a Licenciatura em Música – variante de Bandolim Performance, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde estuda desde 2019 sob a orientação do professor António Vieira. Paralelamente, desenvolve uma atividade artística e pedagógica ativa e diversificada, que reflete a sua dedicação ao instrumento e à música de conjunto.

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, onde frequentou o Curso Secundário de Música (2016–2019), tendo sido orientado também por António Vieira. Desde cedo se destacou como intérprete, tendo conquistado vários prémios, nomeadamente o 1.º Prémio Nacional em Música de Câmara no 4.º Concurso Internacional de Acordeão “Alcobaça 2018”, com o duo Mandoneon, e o 1.º Prémio (ex aequo) nas categorias de cordas dedilhadas nos concursos internos do Conservatório do Porto em 2017 e 2019.

Como intérprete, apresentou-se em diversos contextos: a solo, em música de câmara e em agrupamentos orquestrais. Participou em masterclasses com prestigiados músicos internacionais como Juan Carlos Muñoz (2024), Vincent Beer-Demander (2018 e 2023), Yasunobu Inoue (2019), Daniel Ahlert (2016) e Fernando Bustamante, entre outros. Em 2021, integrou a European Guitar and Mandolin Youth Orchestra (EGMYO), participando no Mandol’in Marseille Festival, em França. A nível nacional, colaborou com agrupamentos como a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), da qual é músico efetivo desde 2021, participando em várias temporadas regulares e em projetos sinfónicos e corais, como Feste Romane de Respighi (Casa da Música, 2022) e Folias e Polifonias de Fernando Lapa (2019).

Em contexto académico, realizou recitais de fim de curso no Conservatório do Porto (2019) e na Universidade de Aveiro (2023). Integrou também projetos como a ópera Ninguém e Todo-o-Mundo de Daniel Moreira (2019), em colaboração com o Ensemble MPMP e o Coro Complementar do Conservatório do Porto.

Enquanto docente, iniciou a sua experiência pedagógica com atividades de demonstração e monitoria, como no Encontro Nacional de Bandolim e Guitarra (2022) e numa aula de iniciação no Conservatório de Música da Maia (2023). Atualmente, leciona bandolim no Conservatório de Música de Coimbra e na Academia de Música de Viana do Castelo, onde trabalha com alunos de diferentes níveis, promovendo o desenvolvimento técnico e expressivo do instrumento.

A sua atividade artística está também documentada em gravações discográficas, nomeadamente no álbum Canções do outro lado da rua (2022), com obras de Fernando C. Lapa interpretadas pela OPGB.

André Madeira | Guitarras

Iniciou os seus estudos musicais com Américo Fernandes e o estudo da guitarra clássica com Ragner Tovar. Frequentou o Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, tendo como professor, Miguel Lélis. Ingressou depois no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro o com Paulo Vaz de Carvalho. 

No ano 2000 prosseguiu na Hochschule für Musik Köln (Alemanha) realizando estudos de guitarra e de música de câmara sob a orientação de Roberto Aussel obtendo o “Diplom Intrumentalausbildung” em 2005. Paralelamente, estudou música contemporânea com o pianista Paulo Álvares, integrando o “Ensemble für Improvisation und Aleatorische Musik der Hochschule für Musik Köln”.

Em 2005 realiza uma pós-graduação e o “Master en guitare” sob orientação de Odair Assad no Conservatoire Royal de Mons. Obteve o título de mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Durante o seu percurso artístico recebeu prémios em concursos internacionais de guitarra e realizou concertos em várias localidades de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, República de Montenegro, Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Perú.  Apresentou-se também em canais televisivos dentro e fora do seu país e realizou vários concertos para a rádio Antena2.

André Madeira tem ministrado Master Classes e sido Júri em vários Festivais Internacionais de Guitarra Clássica.

Pela sua contribuição à Guitarra Clássica, foi galardoado na sua região com o “Judeu de Ouro 2014” da ANATA e na Grécia com o “1st Honorable Award” do Volos Guitar Festival 2015.

Para além da  carreira solista, é também membro do “5G5C-Portugal Guitar Quintet” e do “QuinteTango”.

É docente do quadro no Conservatório de Música de Coimbra. 

Inês Cunha | 2ªs Guitarras

Inês Cunha iniciou os seus estudos musicais aos quatro anos na Academia de Música Melodia, como pianista, tendo mais tarde aprofundado os estudos em canto e teatro musical.
Em 2011 ingressou no Conservatório de Música do Porto, onde completou os cursos básico e secundário de música, na vertente de Guitarra Clássica, sob a orientação dos professores Ricardo Cerqueira e João Durão Machado.

Em 2019 iniciou a Licenciatura em Música, na vertente de Guitarra Clássica, na Universidade do Minho, onde estudou com o Professor Doutor Ricardo Barceló. É na mesma instituição que se encontra atualmente a terminar o Mestrado em Ensino de Música.

Ao longo do seu percurso artístico e académico, participou em concursos e em diversas masterclasses com guitarristas de renome, como Pedro Rodrigues, Fabio Montomoli, Artur Caldeira, Júlio Guerreiro, Zoran Dukić, Giampaolo Bandini e Daniel Wolff. No âmbito da música de câmara, tem experiência com quartetos de guitarra e duos com flauta. Participou ainda em vários estágios de orquestra, onde trabalhou sob a direção de maestros como Augusto Pacheco, Charles Roussin e Norberto Gonçalves Cruz.

Desde 2016 colabora espontaneamente com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins. Integra atualmente o Quarteto Hera, um projeto formado por quatro mulheres guitarristas que visa inspirar novas gerações e democratizar o acesso à música, tornando-a acessível e descomplicada para todos os públicos