Conferência
Vítor Sardinha
Vítor Sardinha nasceu no Funchal em 1961. Iniciou os seus estudos musicais com o seu tio, o guitarrista e violista Lídio Dias.
Concluiu o Curso Geral de Guitarra Clássica no Conservatório de Música da Madeira, na classe do professor António Pires. Fundou em 1984 o PEML-Escola de Música e a Tuna dos Instrumentos Tradicionais Madeirenses em 1987, no âmbito da Secretaria Regional de Educação.
Gravou 4 CD’s com temas instrumentais originais para rajão, viola de arame e viola dedilhada: Terras de Vera Cruz, Gestual Sonoro, Águas Mansas e Asas de Gavião. Participou como instrumentista e arranjador nos projetos musicais Alma, Xarabanda e Encontros da Eira.
Como investigador e musicólogo realizou várias investigações sobre música e a cultura popular madeirense, estando já editadas Rostos e Traços das Bandas Filarmónicas Madeirenses e Noites da Madeira. Orientou o Observatório de Educação Musical através do Gabinete Coordenador de Educação Artística e fez parte da equipa da regionalização do currículo de Educação Musical. Procedeu a um levantamento do repertório gravado por músicos madeirenses (1926-1974) em registos existentes na RDP, Lisboa, com o apoio da DRAC. Esteve destacado na Associação Musical Xarabanda e Associação Cultural Encontros da Eira. É também Co-autor das obras “A Madeira na História” (Âncora Editora, Maio 2008) e “A Madeira e a Música” (Funchal 500 Anos, Outubro 2008).
Como instrumentista, integra-se em várias culturas musicais, destacando-se o seu último projeto musical RAJAME. Tem realizado concertos em várias cidades como Funchal, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Lisboa, Porto e Londres. É professor de viola de arame e rajão no Conservatório – Escola das Artes da Madeira.
Vitor Sardinha representou também a Madeira na Primeira Mostra de Viola de Arame do Brasil.