Tutor Bandolas

Ricardo Mota

Ricardo Mota encetou o seu percurso musical no Rancho Folclórico ‘’Os Pastores’’ de São
Romão – Serra da Estrela, freguesia da qual é natural. Iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música de Seia, dando-lhes continuidade no Conservatório Regional da Horta. Posteriormente, ingressou na classe de bandolim do professor Norberto Gonçalves da Cruz no Conservatório – Escola Regional das Artes da Madeira. Em 2007 concluiu uma licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical dedicando-se desde então ao ensino. Em 2016 implementa a prática do bandolim no ensino regular na Escola EB123/PE do Curral das Freiras. Frequenta o Mestrado de performance – Bandolim na Universidade de Aveiro com o professor António Vieira.

Fez parte de diversos grupos musicais de diferentes estilos entre os Açores, a Madeira e o continente, dos quais se destacam bANDARRA, Almanegra, iLevados da Breca, Corre Caminhos e Eça de Saias. Colaborou musicalmente com SENNA EM PALCO (Seia), Teatro de Giz (Açores) e com o Teatro Bolo do Caco (Madeira). Integrou os corpos sociais de diversas associações: Rancho Folclórico os Pastores, Casa da Juventude D. Ana Nogueira, Associação de Bandolins da Madeira, Associação Orquestra Clássica da Madeira e Associação Oito (da qual é sócio fundador), com as quais ainda mantém colaboração, nomeadamente na produção e organização de festivais diversificados.

Colabora com a Associação Regional de Canoagem da Madeira nas mais variadas funções. Colaborou pontualmente com a Associação Para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, em Trás-os-Montes, desenvolvendo aí competências na gaita-de- foles. Desde então tem vindo a integrar diversas formações musicais com o instrumento, bem como animações de rua, chegando ainda a fazer apresentações com bandas filarmónicas Faz reforço de naipe na Orquestra Portuguesa Guitarras e Bandolins. É, agora, professor de bandolim na Escola Profissional das Artes da Madeira.