Cartaz do II ENBG
Cartaz do II ENBG

O II Encontro Nacional de Bandolim e Guitarra “II ENBG” realizou-se nos dias 5 a 9 de julho na cidade de Lamego. Foi uma organização conjunta da Associação de Bandolins da Madeira, Associação Cultural de Plectro e Associação Quinto Império (anfitriões) e contou com o apoio dos Professores das seguintes Escolas e Conservatórios:

  • Conservatório de Música de Coimbra
  • Conservatório de Música de Vila Real
  • Escola de Música de Esposende
  • Conservatório de Música do Porto
  • Conservatório de Música da Madeira

O II ENBG pretendeu ser um espaço de partilha e troca de experiências para todos os que se interessam pelos instrumentos de cordas dedilhadas e foi constituído pelas seguintes atividades:

  • Estágio da Orquestra Jovem de Plectro Portuguesa.
  • Concerto
  • Conferência

ojplectro.pt

Maestro

Hélder de Sousa Magalhães

Iniciou a sua formação académica no Conservatório de Música do Porto, onde estudou Percussão e Trompete. Prosseguiu os estudos na Escola Profissional de Música do Porto, tendo concluído o Curso Complementar de Instrumento de Sopro – Trompete, na classe do professor Rui Brito. Concluiu a sua licenciatura na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), do Instituto Politécnico do Porto, onde se diplomou na classe do professor Kevin Wauldron. Realizou, na área do ensino, duas profissionalizações, em serviço, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e Universidade Aberta (Ensino Artístico – Trompete e Classes de Conjunto).

Realizou diversos cursos de direção e cursos de aperfeiçoamento (Master-Classes) do instrumento – Trompete com maestros e professores distintos, do panorama nacional e estrangeiro.

Fez parte da Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários e da Orquestra Clássica Bracara Augusta. Foi músico convidado de várias orquestras nacionais, nomeadamente, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra de Câmara de Pedroso, entre outras.

Foi diretor artístico e maestro do Grupo Coral de Esmoriz, da Tuna Musical de S. Paio de Oleiros, maestro da Banda Musical Leverense, Vila Nova de Gaia (2000 – 2007), Banda Musical de S. Martinho da Gandra, Ponte de Lima (2007 – 2018), Banda Marcial da Foz do Douro – Filarmónica do Porto, Porto (2019 – 2022) e do Orfeão de Rio Tinto,  Gondomar (1996 – 2022)

É membro fundador do Grupo de Metais Gaudette, formação que integra desde a respetiva fundação e foi trompetista da Big Band Corleone. Exerceu funções de trompetista e chefe de naipe na Orquestra Sinfonietta, no Porto. Dirigiu esta mesma orquestra, em diversos concertos, como maestro convidado, assim como a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e a Douru’s Orquestra.

Foi professor convidado a orientar o naipe de Trompetes, em estágios da Orquestra Nacional de Jovens (ONJ).

Como professor de instrumento – Trompete, lecionou em várias escolas do ensino artístico.

É diretor artístico e maestro do Orfeão Portuscale do Banco BPI e do Orfeão de Ermesinde da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.

Leciona a disciplina de instrumento – Trompete e Classe de Conjunto, na Escola de Música Óscar da Silva – Matosinhos e na Artâmega – Conservatório de Artes do Marco de Canaveses, onde também exerce funções de director pedagógico e coordenador das áreas de Sopros e Percussão.

Assumiu o cargo de maestro titular da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins em 2018, com quem tem realizado inúmeros concertos não só em Portugal como por toda a Europa, tendo o privilégio de dirigir alguns dos melhores solistas nacionais e internacionais.

É, desde outubro de 2022, maestro da Banda Musical São Vicente de Alfena, Valongo.

Tutores

Tutor 1º Bandolins

António de Sousa Vieira

António Manuel de Sousa Vieira iniciou os seus estudos de Bandolim no Conservatório de Música de Coimbra com Flávio Pinho. Ingressa depois no Conservatório de Esch-sur-Alzette no Luxemburgo onde estuda com o virtuoso Maestro Juan Carlos Munoz, bandolim napolitano/barroco e música de câmara. Realizou cursos de música de câmara e bandolim em diversos países, com grandes nomes da música de Plectro como Juan Carlos Muñoz, Mari Fe Pavón, Mirko Schrader, Caterina Lichtenberg, Marga Wilden-Hüsgen, Keith Harris ….

Fundou o Duo Magalhães da Gama e a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins da qual é o seu Concertino e Director Artístico.

Foi o primeiro Português a integrar a EGMYO – European Guitar and Mandolin Youth Orchestra (2006 – Grécia, 2007 – Itália, 2008 – Espanha).

Foi também o primeiro elemento Português da Orquestra Europeia de Guitarras e Bandolins – Il Forum Musicale.

Tem atuado em grande parte da Europa (Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha, Itália, Grécia …).

É o instrumentista convidado para executar as partes de bandolim de diversas orquestras em Portugal, tendo já colaborado com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música do Porto, OrchestrUtopica, Remix Ensemble Casa da Música…, sob a direcção de Christoph König, Peter Rundel, Emilio Pomarico, John Storgards, Olari Elts, Andrew Litton… Recentemente tocou a solo com a Orquestra Clássica do Centro a Pequena Suite Italiana para Bandolim e Cordas de Eurico Carrapatoso sob a direcção de José Eduardo Gomes.

Em 2013 juntamente com o guitarrista Rui Gama cria o Ciglia Ensemble, que se dedica a divulgar as novas sonoridades da música de Plectro.

Em Setembro de 2007 começa a leccionar o curso de bandolim no Conservatório de Música de Vila Real. No ano lectivo 2009/2010 foi convidado para abrir uma classe de bandolim na Escola de Música de Esposende. Em 2010/2011 inicia o curso de bandolim na Companhia da Música em Braga e no ano 2013/14 no Conservatório de Música do Porto. É professor da única licenciatura de bandolim em Portugal, na Universidade de Aveiro.

Tutores

Tutor 2º Bandolins

Teresa Leão

Teresa Leão descobre o bandolim em 1987, ao ingressar as aulas de  Nelson Vasconcelos, que orientava a Tuna de bandolins de Câmara de Lobos. Mais tarde prossegue estudos no Conservatório de Música da Madeira, onde aprende violino com a professora Helena Kononenko. Em 2016 conclui a formação em bandolim pelo Conservatório de Música de Coimbra, sob a orientação do professor Flávio Pinho.

É Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação – IPS e Licenciada em Educação Musical pelo Instituto Superior de Ciências Educativas.

Frequenta o Mestrado em performance – Bandolim na Universidade de Aveiro, com o professor António Vieira.

Na sua carreira musical teve a oportunidade participar em diversos projetos musicais, tais como Encontros da Eira, C’azoada, Dolcemente, Ilevados da Breca e Eça de Saias. Desde 2022 que colabora com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.

Desde 1997 que se dedica ao ensino do bandolim, onde é professora e diretora artística da Orquestra de guitarras e bandolins do Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira.

Tutores

Tutor Bandolas

David Rodrigues

É Mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro na vertente de Instrumento – Bandolim; Mestre em Ensino de Música pela Universidade do Minho na vertente de Ciências Musicais; Licenciado em Música pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Estudou bandolim com o Professor António de Sousa Vieira e realizou Masterclasses com nomes como Fernando Bustamante, Vincent Beer – Demander ou Yasunobu Inoue.

Exerce a sua atividade profissional enquanto Professor de História da Cultura e das Artes e de Bandolim no Conservatório Regional de Música de Vila Real e na Escola de Música da Associação QUICNTOPIMPERIO (Quinto Império); é Diretor da Associação QUICNTOPIMPERIO, Músico e Chefe de Naipe na Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e na formação de Solistas da mesma orquestra. Integra, ainda, o projeto Em Forma de Pera com o cravista e organista Tadeu Filipe.

É coautor do projeto Identidades Sonoras de Lamego; coorganizador das Jornadas da Musicologia do Conservatório Regional de Música de Vila Real; programador do projeto “INSPIRA” (programação e produção de concertos no Douro – 2021), coorganizador e tutor de bandolim do “I Encontro Nacional de Bandolim e Guitarra”.

Destaca-se, no percurso artístico, a participação na EGMYO 2021 (European Guitar and Mandolin Youth Orchestra); a gravação do CD “Fernando C. Lapa | Canções do outro lado da rua | OPGB Integral para orquestra de guitarras e bandolins”; a participação enquanto solista no ciclo “ConTrasto”, com a Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho; o concerto “O Sole Mio – Napolitanas” com a “Camerata Lírica de España”; os concertos com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica e Luxemburgo; e os concertos com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música com programas de Sergei Prokofiev, Frank Zappa, Bernd Alois Zimmermann e Gustav Mahler, sob a direção de Maestros como Adrian Prabava, Olari Elts, Sylvain Cambreling e Stefan Blunier.

Tutores

Tutor 1ª Guitarras

Marta Costa

Marta Costa iniciou o estudo de Guitarra no Conservatório de Música do Porto, na classe do professor Artur Caldeira. Prosseguiu estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, com o professor José Pina. É mestre pela Universidade de Aveiro, onde estudou com o professor Paulo Vaz de Carvalho. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Alberto Ponce, Betho Davezac entre outros.

Realizou concertos em diversas cidades do país, a solo e música de câmara. Tem promovido e colaborado em diversos eventos musicais, como as “Guitarradas” ou o “Guitarra em Concerto”.

Foi membro do júri de vários Concursos de Guitarra, nomeadamente o Montenegro International Guitar Competition.

Tendo lecionado em diversas escolas é, atualmente, professora no Conservatório de Música de Coimbra.  

Tutores

Tutor 2ª Guitarras

João Passos

Iniciou os seus estudos musicais, em 2009, na Academia de Musica de Viana do Castelo, em curso livre, tendo integrado a classe do Professor Tiago Machado durante um ano. Neste mesmo ano foi membro do coro da AMVC.

Em 2010 ingressou no Curso de Instrumentista de Cordas e Teclas, com a duração de três anos, na Escola Profissional de Musica de Viana do Castelo. Durante este período integrou a Classe de Guitarra do Professor Francisco Gomes. Frequentou master classes com Margarita Escarpa e em 2013 participou nos cursos de aperfeiçoamento artístico sobre a interpretação musical na obra de Ludwig Van Beethoven com Barry Cooper. Em 2013 participou no Concurso Nacional de Guitarra de Ourém obtendo uma Menção Honrosa.

Entre 2014 e 2017 estudou na Universidade do Minho onde concluiu a licenciatura em música. Durante esse período frequentou master classes com Mak Grgic, Fernando Espí, Pedro Jesus Gomez e José Pina. Em 2019 concluiu o Mestrado em Ensino de Música na Universidade Católica do Porto.

É convidado regularmente para participar em projetos no âmbito da música erudita. Atualmente leciona na Escola Profissional Artística do Alto Minho e Academia de Música de Viana do Castelo as disciplinas de Guitarra Clássica e Classe de Conjunto. Os seus alunos têm sido premiados regularmente em concursos a nível nacional e internacional.