I ENBG

O I Encontro Nacional de Bandolim e Guitarra “ENBG” realizou-se nos dias 30 de junho e 3 de julho na cidade de Lamego. Uma organização conjunta da Associação de Bandolins da Madeira, Associação Cultural de Plectro e Associação Quinto Império (anfitriões) e contou com o apoio dos Professores das seguintes Escolas e Conservatórios:

  • Conservatório de Música de Coimbra
  • Conservatório de Música de Vila Real
  • Escola de Música de Esposende
  • Conservatório de Música do Porto
  • Conservatório de Música da Madeira

O ENBG pretende ser um espaço de partilha e troca de experiências para todos os que se interessam pelos instrumentos de cordas dedilhadas e irá ser constituído pelas seguintes atividades:

  • Estágio da Orquestra Jovem de Plectro Portuguesa.
  • Concertos.
  • Conferências.

A grande aposta do I ENBG foi a criação da Orquestra Jovem de Plectro Portuguesa “OJPlectro.pt” onde participaram alunos do 3º ciclo e secundário, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Com esta iniciativa deu-se um forte impulso ao surgimento de mais orquestras de cordas dedilhadas e incentivando a abertura de cursos oficiais de Bandolim. Cada Escola/Conservatório participante selecionou 12 alunos (6 alunos de Bandolim e 6 de Guitarra) que integraram a OJPlectro.pt.

Maestro

Norberto Cruz é um afirmado e reconhecido concertista no bandolim internacional. Apresentou-se como solista em Portugal, Itália, Estónia, Bulgária, Espanha, Brasil, Áustria, onde colaborou com importantes instituições como o Teatro “Alla Scala”, em Milão, o Teatro “Fenice” em Veneza e a Orquestra “Roma Sinfonietta” de Roma.

Exibiu-se sob a direção de prestigiados maestros como Mstislav Rostropovich e Riccardo Muti e ao lado de músicos de renome internacional, tais como Andrea Bocelli, Noa, Placido Domingo e Julio Pereira. É um dos fundadores, juntamente com Emanuele Buzi e Valdimiro Buzi, do “Quinteto a Plettro Giuseppe Anedda”, recebendo em 2012 a Medalha de Representação do Presidente da República Italiana.

É, desde 2008, diretor artístico da Associação de Bandolins da Madeira (ABM), através da qual promoveu e orientou 3 estágios de orquestra de palheta englobando mais de 70 músicos. Em 2008, 2009 e 2010 dirigiu, como maestro, três concertos com um repertório original. Em 2015 fez parte do Júri de comissão do Concurso Abbado em Itália, por convite do Ministério de Educação Italiano e em 2016 foi também no júri na comissão do concurso inserido no Festival Internacional de Amarante, na categoria de Bandolim e Guitarra Clássica, juntamente com Adriano del Sal, Oscar Ghilia e Aniello Desiderio..

É considerado entre os bandolinistas portugueses de maior prestígio e reconhecimento recebendo sempre grande aclamação do público e da crítica. É mestre em Formação Musical e Classe de Conjunto pela ESART (Castelo Branco) e formou-se com menção honrosa em bandolim no conservatório Superior “Alfredo Casella” de L’Aquila (Italia), sob a orientação de uma das mais prestigiadas bandolinistas do mundo, Dorina Frati. Atualmente é professor de bandolim no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira e é presidente da Associação de Bandolins da Madeira.

Tutor – 1º Bandolim

António Manuel de Sousa Vieira iniciou os seus estudos de bandolim no Conservatório de Música de Coimbra com Flávio Pinho. Ingressou depois no Conservatório de Esch-sur-Alzette no Luxemburgo onde completou o curso superior de bandolim napolitano/barroco e música de câmara com Juan Carlos Munoz. Frequentou cursos de música de câmara e bandolim em diversos países, com grandes nomes da música de plectro como Juan Carlos Muñoz, Mari Fe Pavón, Mirko Schrader, Caterina Lichtenberg, Marga Wilden-Hüsgen, Keith Harris …. Fundou o Duo Magalhães da Gama e a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins da qual é o seu Concertino e Diretor Artístico. Foi o primeiro Português a integrar a EGMYO – European Guitar and Mandolin Youth Orchestra (2006 – Grécia, 2007 – Itália, 2008 – Espanha). Foi também o primeiro elemento Português da Orquestra Europeia de Guitarras e Bandolins – Il Forum Musicale. Tem atuado em grande parte da Europa (Espanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, Itália, Grécia …).

É o instrumentista convidado para tocar as partes de bandolim de diversas orquestras em Portugal, tendo já colaborado com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música do Porto, OrchestrUtopica, Remix Ensemble Casa da Música…, sob a direção de Christoph König, Peter Rundel, Emilio Pomarico, John Storgards, Olari Elts, Andrew Litton… Tocou a solo com o ComCordas Ensemble o Concerto em Dó RV 425 de Antonio Vivaldi no Theatro Circo em Braga e com a Douru´s Orquestra o Concerto em Sol Maior RV 532 do mesmo compositor sob a direção de Hélder Magalhães. Recentemente, com a Orquestra Clássica do Centro, tocou a Pequena Suite Italiana para bandolim e cordas de Eurico Carrapatoso sob a direção de José Eduardo Gomes. Interpretou em várias ocasiões a Suíte Retratos de Radamés Gnattali para Bandolim e Orquestra, com a Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho.

Em 2013 juntamente com o guitarrista Rui Gama cria o Ciglia Ensemble, que se dedica a divulgar as novas sonoridades da música de plectro. Em 2016 criou o Ensemble Liuto Cantabile com o alaúdista Pedro Martins para interpretar repertório bandolinístico dos séculos 17 e 18 com instrumentos de época. Em 2018 inicia um duo de acordeão e bandolim com Vitor Monteiro, com o objetivo de divulgar a música tradicional portuguesa.

Em setembro de 2007 começa a lecionar o curso de bandolim no Conservatório de Música de Vila Real. No ano letivo 2009/2010 foi convidado para abrir uma classe de bandolim na Escola de Música de Esposende. Em 2010/2011 inicia o curso de bandolim no Conservatório Bomfim em Braga e no ano 2013/14 no Conservatório de Música do Porto. Licenciado em Informática/Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense IDH, é desde 2017/18 professor de bandolim na Universidade de Aveiro, que é a única Instituição de Ensino Superior em Portugal a oferecer a licenciatura e o mestrado no instrumento. 

Tutor – 2º Bandolim

David Emanuel Guedes Rodrigues (Lamego – 05-01-1993).

É Mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro na vertente de instrumento – Bandolim; Mestre em Ensino de Música pela Universidade do Minho na vertente de Ciências Musicais; Licenciado em Música pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Exerce a sua atividade profissional enquanto Professor de História da Cultura e das Artes e de bandolim no Conservatório Regional de Música de Vila Real e na Escola de Música da Associação QUICNTOPIMPERIO (Quinto Império); é Diretor da Associação QUICNTOPIMPERIO, Músico na Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e na formação de Solistas da mesma orquestra.

É coautor do projeto Identidades Sonoras de Lamego; coorganizador das Jornadas da Musicologia do Conservatório Regional de Música de Vila Real; programador do projeto “INSPIRA” (programação e produção de concertos no Douro – 2021).

No âmbito da Musicologia, salienta-se a participação enquanto orador com a comunicação “O Douro como Pretexto: Simbioses entre a Paisagem e a Criação Musical” no II Congresso Internacional Paisagens Sonoras – O Som, a Música e a Arquitetura nas Comemorações de André Soares (1720-1769) em Braga e a participação na mesa-redonda de homenagem ao pianista Lamecense Artur Pereira.

Estudou bandolim com o Professor António de Sousa Vieira e realizou Masterclasses com nomes como Fernando Bustamante, Vincent Beer – Demander ou Yasunobu Inoue. Destaca-se, no percurso artístico, a participação na EGMYO 2021 (European Guitar and Mandolin Youth Orchestra) e os concertos com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música com programas de Sergei Prokofiev, Frank Zappa, Bernd Alois Zimmermann e Gustav Mahler, sob a direção de Maestros como Adrian Prabava, Olari Elts, Sylvain Cambreling e Stefan Blunier.

Tutor – Bandola

Precisamente no meio da loucura dos anos oitenta, nasce Jorge Nuno Costa, em Vila Nova de Gaia. Com dois irmãos mais velhos ligados ao mundo das Artes, não teve como lhe fugir. Inicia os seus estudos musicais na Escola de Música de Perosinho, onde realiza o 5.º Grau de Clarinete – na classe do Maestro José Eduardo Gomes, o 8.º Grau de Guitarra -na classe do Professor Hugo Sanches e História de Música, ATC e Acústica com o Professor Jorge Prendas. Simultaneamente, completa o Ensino Secundário na Escola Artística Soares dos Reis. É licenciado pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, em Música Antiga, onde integra a classe do Professor Ronaldo Lopes.

É aí que começa a sua carreira. Desde 2014 colabora com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e efectivo desde 2017, orquestra onde tem colaborado com músicos de um fantástico nível artístico e foi dirigido por maestros como Juan Carlos Muñoz, Pedro Chamorro, Fernando Bustamante, José Eduardo Gomes, Hélder Magalhães entre outros. Hoje, estuda na Universidade de Aveiro Mestrado em Bandolim na classe do Professor António de Sousa Vieira. Já como docente, exerceu na Escola de Música de Perosinho, na Academia de Artes de Chaves, no Colégio Alemão do Porto e é docente neste momento de Bandolim na Escola de Música de Esposende.

Tutor – Guitarra

Rui Gama concluiu os Cursos Complementares de Percussão na Escola Profissional de Música de Espinho e de Guitarra no Conservatório de Música do Porto. Obteve a Licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE) em Guitarra na classe do Professor José Pina. Completou a sua formação em Paris na classe de Alberto Ponce. Finalizou na Universidade de Aveiro a Pós-Graduação em Performance e realizou a Prova de Especialidade, vertente Instrumento – Guitarra, na Escola Superior de Música de Castelo Branco. Recentemente é doutorando na Universidade do Minho no Departamento de Ciências da Cultura.

Frequentou cursos de Interpretação com Abel Carlevaro, Robert Brightmore, Roberto Aussel, Alberto Ponce, Tomas Camacho, Leo Brouwer, Betho Davezac, François Dry, Carlos Bonell e Hopkinson Smith.

Para além da sua atividade concertista a solo, apresentou-se com grupos de música de câmara, nomeadamente em duo com Hugo Sanches com o Trio de Guitarras do Porto. Actualmente integra L’Effetto Ensemble, com o soprano Dora Rodrigues, Ciglia Ensemble, com o bandolinista António Vieira, 5G5C Portugal Guitar Quintet e o Quarteto de guitarras Concordis.

Como solista apresentou-se com a Orquestra do Conservatório de Braga com o Concerto de VillaLobos, com a Orquestra Nacional do Porto o Concerto de Aranjuez, sob a direcção de Martin André, na Casa da Música do Porto, o Concerto Andaluz de Rodrigo estreia em Portugal no X Concurso Internacional Cidade do Fundão e no Festival de Lagoa com o Quarteto de Guitarras Concordis, o Concerto de Aranjuez com a Orquestra Clássica do Centro, o Concerto Acerca de la Felicidad de Javier Ribas estreia com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolim e com o Ensemble à plectre de Esch-Sur-Alzette do Luxemburgo sob a direcção do Maestro Juan Carlos, o Concerto Tricastin para duas guitarras solistas sobre a Direcção do Compositor e Maestro Leo Brouwer.

Outros projectos incluem as gravações em CD “Dezassete Peças para Guitarra” do compositor Paulo Bastos, “Agora Muda Tudo” do compositor Nuno Côrte-Real com a cantora Maria João e o Ensemble Darcos, projeto distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores – SPA como Melhor Trabalho de Música Erudita, a participação no Festival de Ópera de Ponte de Lima com a Orquestra Nacional do Porto na ópera “Il Barbiere di Siviglia”de G. Rossini, sob direcção do Maestro Marc Tardue.Tem sido guitarrista convidado para integrar a Orquestra Nacional do Porto.

É um dos fundadores da Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho e nesse sentido organizou o Estágio e Festival de Cordas Dedilhadas da Cidade de Braga que se encontra na sua terceira edição.

É o Diretor artístico do recente Festival de Música d’Ponte em Braga.