
Norberto Gonçalves da Cruz
Norberto Cruz é um afirmado e reconhecido concertista no bandolim internacional. Apresentou-se como solista em Portugal, Italia, Estónia, Bulgária, Espanha, Brasil, Austria, onde colaborou com importantes instituições como o Teatro “Alla Scala”, em Milão, o Teatro “Fenice” em Veneza e a Orquestra “Roma Sinfonietta” de Roma.
Exibiu-se sob a direção de prestigiados maestros como Mstislav Rostropovich e Riccardo Muti e ao lado de músicos de renome internacional, tais como Andrea Bocelli, Noa, Placido Domingo e Julio Pereira. É um dos fundadores, juntamente com Emanuele Buzi e Valdimiro Buzi, do “Quinteto a Plettro Giuseppe Anedda”, recebendo em 2012 a Medalha de Representação do Presidente da República Italiana.
É, desde 2008, diretor artístico da Associação de Bandolins da Madeira (ABM), através da qual promoveu e orientou 3 estágios de orquestra de palheta englobando mais de 70 músicos. Em 2008, 2009 e 2010 dirigiu, como maestro, três concertos com um repertório original. Em 2015 fez parte do Júri de comissão do Concurso Abbado em Itália, por convite do Ministério de Educação Italiano e em 2016 foi também no júri na comissão do concurso inserido no Festival Internacional de Amarante, na categoria de Bandolim e Guitarra Clássica, juntamente com Adriano del Sal, Oscar Ghilia e Aniello Desiderio..
É considerado entre os bandolinistas portugueses de maior prestígio e reconhecimento recebendo sempre grande aclamação do público e da crítica. É mestre em Formação Musical e Classe de Conjunto pela ESART (Castelo Branco) e formou-se com menção honrosa em bandolim no conservatório Superior “Alfredo Casella” de L’Aquila (Italia), sob a orientação de uma das mais prestigiadas bandolinistas do mundo, Dorina Frati. Atualmente é professor de bandolim no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira e é presidente da Associação de Bandolins da Madeira.